quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Exposições Oscar Niemeyer

Um comentário:

Amarildo Ferreira disse...

Prezado Kadu,

Agradeço e fico muito feliz pelo comentário a minha postagem no blog Monkey Club. O monumento em questão, como falei no texto, vem sendo maltratado pela falta de conservação, além de, com a construção de um complexo viário para desafogar o trânsito na região (o monumento fica na entrada de Belém via BR-316, num local chamado de Entrocamento), infelizmente parece-me inexorável que ficará cada vez mais escondido.
O fato de você não tê-lo registrado não me estranha, pois esse estranhamento veio há algum tempo atrás, quando verifiquei que não há referência a essa obra em alguns registros que levantam o portfólio de seu avô.
Segundo conta-se, a obra teria sido projetada por O. Niemeyer sob encomenda do então governador do Estado, Jader Barbalho, e inaugurada 07 de janeiro de 1985. Construído para compor as comemorações do sesquicentenário da Cabanagem (importante revolta popular que tomou o poder na então Província do Grão-Pará entre 1835 e 1840, no período regencial, portanto), o monumento contém uma cripta com os restos mortais dos líderes da revolta e teria sido a primeira vez que os agentes políticos teriam acionado referências ao movimento de forma a lembrar de sua vitória, ainda que momentânea, e não de sua contenção pelas forças regenciais.
Segundo diz-se, ao saber com detalhes sobre a história dessa revolta, seu avô não teria feito a cobrança do projeto, dando-o de presente ao Estado em referência ao respeito por essa história. Não sei se por isso talvez não apareça em seu portfólio de obras.
Espero realmente poder ver uma exposição sua por aqui, e que tal monumento possa ser resgatado do seu abandono. Quem sabe durante as programações que a prefeitura realizará até o ano de 2016 como parte da comemoração de seus 400 anos.

Abraços cordiais!!

Amarildo Ferreira Júnior

P.S: na última quarta-feira (07/01/15), comemoraram-se 180 anos da eclosão dessa revolta popular.